Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Crônica do Dia

A crônica de hoje traz como tema (e como título) a Primavera. Foi criada pelo aluno Oswaldo, após a aula sobre o mesmo assunto. A aula foi dada no dia 22, o exato dia de início da estação. Discutimos a inspiração que as cores da Primavera dão à poesia em geral e, como sempre, buscando o resgate da memória na história desses alunos. E você? Também se sente inspirado pela Primavera, ou prefere outra estação?
Sua opinião pode ser dada ao comentar a crônica a seguir, ou você pode também nos enviar um e-mail. Nosso endereço é leruerj@gmail.com


Primavera


Tenho uma prima muito querida, e que, literalmente, viaja pelos quatro cantos do mundo.
Outro dia ela retornou para fazer-nos mais uma longa e carinhosa visita.
Digo carinhosa porque sua presença nos leva a contemplar a natureza com um olhar diferente daquele que temos quando ela está ausente.
Parece até mexer com nossos cinco sentidos.
Onde ela chega tudo se enche de beleza e de perfumes, os mais diversos, e cada fragrância prima em ser mais agradável que a outra, a fim de brindar nosso olfato com milhares e milhares de odores.
E durante três meses em que permanece conosco a vida desabrocha em todos os seus cantos e recantos.
É, realmente, uma época de muita alegria e de muito bem-estar.
Mas os cultivadores do pessimismo e da negatividade se sentem órfãos nesse período, pois a musa de sua inspiração não tem mais forças para competir com a vida que de desabrolha em toda parte.
Em vão eles gritam aos quatro ventos: “ó dores, onde estás que não mais atendeis ao nosso sofrer?”
Só mesmo quem é assim tão especial pode trazer-nos um prazer visual e olfativo tão intenso, mesmo que seja por um período de apenas três meses no ano.
Por isso, congratulando-me com todos que estão de bem com a vida, digo, do mais profundo de minha alma: seja bem-vinda primavera!

Oswaldo Pereira

Nenhum comentário: