Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Crônica do dia

A Crônica abaixo foi criada após a aula sobre tecnologia. A discussão girou em torno das novidades como internet, celulares e todo tipo de aparelho eletrônico. Também conversamos sobre a tecnologia de antigamente. De maneira geral, todos estão empolgados com a praticidade e a rapidez da informação, que às vezes chega a deixar todos para trás. E você? Conseguiria viver sem tecnologia? Como se adapta às constantes evoluções tecnológicas?


Tudo novo de novo


Desde que me entendo, ouço ditos com o aparecimento do modernismo. Aos poucos tudo foi sendo criado, tornando-se normal em nossas vidas. A tal chamada evolução. Sem ela, não teríamos chegado a um conforto, conhecimento, e maior vivência a tudo que nos foi apresentado. Lembro-me bem, com o surgimento da Apolo 11, minha tia, apesar de super evoluída para a época, não acreditou de maneira nenhuma que de fato o homem tinha pisado na lua, dizendo pra mim: “Não acredite, o americano é capaz de tudo, inclusive criar para o mundo esta mentira”. O rádio era o sucesso da época. Tínhamos máquina de datilografia, telex, telefone, geladeira tipo frigorífico pra colocarmos pedras de gelo, litros de leite entregues pelo leiteiro, os bairros possuíam somente casas, apartamento ainda estava por vir.
Quando foi levantado o primeiro prédio na Tijuca, na época do presidente Dutra, foi um verdadeiro escândalo, coisa impossível de acontecer. E as coisas foram acontecendo devagar, coisa contrária aos tempos de hoje. Acontecem tão rapidamente que nós levamos até susto. Com o advento do computador, Bill Gates tornou-se um sucesso, com seus programas fomos nos adaptando tranquilamente à nova máquina de conhecimento mundial.
A grande diferença do antes para o agora: antes, a comunicação era muito difícil, custava a chegar. Por intermédio dos jornais da época é que sabíamos de alguma novidade. Agora, tudo mudado, com o advento da televisão, computador, celular, a notícia chega rapidíssimo. A globalização ajudou e muito. Estamos prontos para saber o que se passa em qualquer parte do mundo. Inclusive, já está existindo a pergunta: “Quem ganha a batalha: livros ou IPods?”. Arnold Schwazenegger apresentou um plano para substituir livros didáticos tradicionais por aparelhos digitais como IPods e leitores eletrônicos.

Já pensou se a moda pega?

Janete Pimentel

Nenhum comentário: