Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Crônica do Dia

Nessa semana a crônica do dia é de nossa aluna Sandra e segue tão emocionante quanto as anteriores. Boa leitura!

Amor Bandido


O levantar tornou-se inexeqüível naquela manhã sem o Bandido. A tristeza invadiu a casa como uma rajada de neve embranquecendo tudo, inclusive meus cabelos, e a vida me pareceram completamente sem sentido.
O ser humano se julga perene, no entanto, em diversos momentos, as circunstâncias nos imobilizam e nos colocam inteiramente à disposição dos acontecimentos que se sucedem num ritmo próprio e como expectadores... Assistimos, vez por outra, interferimos.
Foi em um dia de sol que vi o Bandido pela primeira vez dominado e esperando...
Quando eu abria os olhos, às seis da manhã, ele já se encontrava de pé com seu olhar fulminante e sua impaciência à flor da pele, aguardando que eu levantasse para levá-lo à rua em seu passeio matinal.
Na semana que sucedeu sua morte foram os hábitos os carrascos que me torturaram e me levaram às lágrimas e ao recolhimento, sei que preocupações futuras virão bater em minha porta com o passar do tempo, fazendo com que eu me lembre dele e sofra ainda mais.
O propósito dos passeios diurnos era esvaziar a bexiga e marcar o território do “macho” mais “fofo” da área. Passear com o Bandido tornara-se não só um hábito em minha vida como também uma obrigação prazerosa, afinal ele, como “Bandido”, tinha de assaltar alguém, roubar um carinho, um beijo, dar um cheirinho, paquerar as cadelinhas gostosas de fitas rosa, fazer vários amigos... E, com sua simpatia característica, me permitir um deleite sem dimensões.
Bandido tornou-se o centro da minha vida, integrou-se nela como o odor de um perfume raro que se entranha na pele e se faz presente, participou do meu cotidiano como um escravo pronto para servir o dono, conquistou meus amigos, inimigos e familiares que, até então, não sentiam a menor intimidade com cachorros. Foi roubando meu coração sem o menor pudor e, sem constrangimento, se apoderou do meu espaço como um verdadeiro “Bandido”.
Obedecia sem reservas, sua carência afetiva o fazia único, seus olhos meigos e espertos nos faziam acreditar na humanidade, seu andar faceiro e elegante provocava olhares e risos dos transeuntes. Zafir era um poodle de porte pequeno com uma pelagem mesclada de preto e branco que desceu do morro em um dia de sol e não soube voltar, história esta contada pelo seu antigo dono. Sua aparência era de um cachorro saudável, porém, ao examiná-lo melhor constatei uma idade avançada, os dentes podres, a pele ferida, uma peculiar infestação de pulgas e carrapatos e, após uma visita ao veterinário foi detectada Erlichiose.
Nos dias que antecederam sua partida ele foi ficando magrinho, muito magrinho, mais do que já era quando eu o encontrei perdido. Suas costelas proeminentes me deixavam aflita e triste, a morte parecia inevitável. Para ludibriar o sofrimento e não deixar a tristeza me abater antes da hora, comecei a fazer um tipo de humor negro: dei-lhe o codinome de “Fiapo” e assim passei a chamá-lo.
“Fiapo” dos últimos dias e ex-bandido nos dias anteriores e Zafir quando morava no morro, mesmo com o coração fraco e muita falta de ar, não se detinha. Nos momentos de alegria pulava e brincava tanto que cheguei a pensar em perdê-lo ali mesmo, naqueles momentos.
Seu coraçãozinho foi ficando mais fraco, por um fio, e foi parando... Parando de bater. Não conseguindo bombear devidamente o sangue, seu pulmão se encheu de líquido e, na mesa, fazendo eletro, ele teve um enfisema pulmonar seguido de uma parada cardíaca...
“Fiapo”, “Bandido”, “Zafir” - não importa o nome nem o codinome!... O cachorrinho que achei na rua deixou uma saudade. Uma saudade tão grande que, todas as manhãs, me faz chorar só de pensar que ele poderia estar ali me olhando e me pedindo para levá-lo à rua.
Mas a saudade ameniza e, no final do dia, estou rindo com as lembranças dos quatro anos que ele passou em minha companhia, com as alegrias que me proporcionou e com sua transformação de menino de rua a moço de família.
FIM

Sandra Temporal

Nenhum comentário: