Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Crônica do dia

O aluno Samuel Kauffmann estava com saudades da Oficina de Crônicas. Pois é, nós também estávamos com saudade das crônicas do Samuel.

Retorno às aulas

À véspera do reinício das aulas da UNATI-UERJ, compareci com o objetivo de inteirar-me, com alguma certeza, dos cursos, salas e horários. Foi com emoção que subi a rampa de acesso do décimo andar. Afinal, foram quase quatro meses de ausência.
Exclamei a mim mesmo: “Poxa! Que saudades!”. Saudades do lugar, da UNATI, dos professores, dos colegas, com os quais convivi por quase um ano.
Frequentei no ano passado três cursos diferentes e optei por continuar com o curso Oficina de Crônicas. Este é um curso que nos proporciona o exercício da cognição, desenvolvimento da escrita, ampliação da consciência com a aquisição de conhecimentos literários, exposição do nosso particular pensamento e sentimentos. E o que é o principal: com liberdade!
Este ano estou matriculado, mais uma vez, em três cursos com características não semelhantes, porém, mais intelectualizados. Digo isto porque dois deles eram da área de ações sociais. Agora, o segundo é o curso “História da Intolerância” e o terceiro é “Ciência não tem Idade”; este com encontros quinzenais, dos quais já perdi a primeira aula – pois estava viajando.
Hoje, mais uma vez subi aquela rampa com emoção, ansioso, olhos úmidos, coração palpitando. E, simultaneamente jubiloso, à medida que ia encontrando os antigos colegas e os
novos que estavam aguardando nossos queridos professores e professoras. Estou envelhecendo e ficando bastante sentimental... Será saudável?
Após as apresentações, percebi o quanto a nossa turma enriqueceu com alunos bem preparados, dispostos a escrever e abrir a alma – o que é um bem para nós, nesta nova jornada que se inicia, onde aprenderemos uns com os outros. Sejam bem-vindos novos colegas!
Lamentavelmente, por motivos aleatórios, uns poucos não poderão continuar estudando aqui conosco. Novamente, fincam saudades antecipadas em meu peito. Contudo, nos esbarraremos por aí na UERJ ou em outro local. Quem sabe? Apareçam e façam-nos uma visita, sempre que puderem! Tenham certeza: serão bem-vindos!

Nenhum comentário: