Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crônica do dia

A crônica de hoje foi escrita pelo nosso aluno Aldo Raposo Neves. Um insight causado pela fotografia de um entroncamento de trilhos. Lembra-nos da metáfora da inspiração como passáro, que às vezes nos pousa nos momentos mais simples e inesperados.

 Um ponto de vista ecológico

Ao ver a imagem de um grande entroncamento de trilhos, pensei que, assim como os trilhos se cruzam, os seres humanos se encontram nas estradas da vida.
Comecei a divagar e fui levado pelos seguintes pensamentos...
Após se conhecerem, as pessoas interagem, conversam, se amam, namoram, se casam, caminham junto, se divorciam ou se separam.
Não creio, todavia, em destinos e fatalidades, o que existe é o livre arbítrio das pessoas. As estradas que elas decidem seguir e os entroncamentos que ocorrem possibilitam, então, que elas escolham aproximações amorosas que poderão ser geradoras de bebês.
Mais tarde, os bebês tornar-se-ão adultos e escolherão outros caminhos, tornando possível novos encontros que geram novas interações entre pessoas, permitindo a continuação da vida na Terra.
E s divagações continuaram...
Não gosto dos trilhos, pois as paisagens vistas dos trens passam muito rápidas, impossibilitando um olhar atento e curioso. Além disso, eles nos colocam em caminhos limitados, como se fossem trilhas, percorridas em dois sentidos.
Não aprecio também o caminhar dos carneiros, que seguem o pastor de ovelhas ou o líder do grupo; que os guiam pelos mesmos caminhos, dia após dia.
Gostaria de ver o mundo e a natureza bem do alto, ou sobre as águas dos mares, ou nas profundezas dos oceanos.
Gosto mais da imensidão do céu, da beleza e mistérios do mar. Prefiro navegar nas três dimensões, com 360 opções de rumos: viajar num ultraleve, avião, embarcações a vela ou navios.
Gostaria de ser como os golfinhos, ou como Fernão Capelo Gaivota, ou como as águias e demais pássaros, que não estão sujeitos às limitações das ruas, dos muros das casas, das montanhas, dos fluxos dos rios, das cercas de sítios e fazendas.
Que assim seja!!!

Um comentário:

Samuel Kauffmann disse...

GENIAL!!!
Mais do que um "insight", um mergulho profundo em sua própria consciência, buscando associações de ideias, que resultam na criação literária. Parabens; e continue nessas divagações que lhe proporcianarão produções sempre cada vez melhores.
Muito obrigado do colega
Samuel.