Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Crônica do Dia

Hoje, em mais um dia da semana de tradição/costume, temos a crônica da aluna Honorina que fala sobre bruxas e folclore. E você, já enfeitiçou alguém hoje?!   

Bruxas. Uma curiosidade

Eu desde criança ouvia falar em bruxas e sempre tive curiosidade em saber como elas surgiram, e se realmente elas existiram ou se é uma lenda. Contam relatos que sua origem data dos primórdios da humanidade. Na era Neolítica, o homem sempre temeu as forças da natureza e não sabia sua explicação. A energia emanada pelas águas, ar, fogo e terra dominavam. Essas forças e mistérios naturais influenciaram os homens, surgindo crenças e a sua interação com o "culto". Uma de suas primeiras manifestações, foi a bruxaria ou Wicca (velha religião fundamentada no culto às forças da natureza). Houve muito questionamento a respeito da origem do nome "mago", "bruxa" e "arte do sábio", mas a origem está na raiz indo-européia "Wikk" que significa "magia", "feitiçaria". O nome Wicca é o mais usado para denominar essa religião, que se    fundamenta na Arte dos Sábios: "Faça a sua vontade sem prejudicar ninguém". Baseada no amor à vida e respeito à natureza. A bruxaria cultua dois tipos de energia: A feminina e a masculina;
A Feminina, Deusa Mãe, associada à lua, ao aspecto intuitivo, à procriação.
O Masculino, Deus dos chifres, associado ao sol, representando a força, a virilidade.
 A bruxaria remonta à aurora da humanidade, esse foi o princípio.

História das bruxas:

Elas vieram da Europa e foram levadas para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandese no século X. Antigamente, as mulheres que trabalhavam com ervas, pois entendiam que eram benéficas na cura das enfermidades, eram chamdas de bruxas. Assim, muitas mulheres foram queimadas vivas, pelo Tribunal da Inquisição. A partir do século XIV, elas não foram mais perseguidas´. O que desperta curiosidade, pois é uma figura mantida até hoje em relatos e no imaginário popular. 

Como surgiu a vassoura. 

As parteiras sagradas da Antiga Roma, varriam as casas das mães de seu bebes acreditando que iam afastar os maus espíritos. Daí, as vassouras tiveram um poder simbólico e grandioso. 
Na Inglaterra as mulheres colocavam as vassouras do lado de fora quando saiam, de casa. 
No País de Gales, entre os ciganos, os noivos, para selar o casamento, pulavam na vassoura antes de entrar na casa nova, daí serem chamados de bruxos. 
Isso também influenciou outros países da Europa. 
No Brasil, as mulheres botam asa vassouras atras da porta para que as visitam vão embora mais cedo. Assim, surgiu a lenda que as bruxas andam na vassoura. Não sei se isso funciona ou é também uma lenda. 
Certeza: 
Os bruxos fazem feitiços; 
Os bruxos andam sempre de preto ou de roupas escuras;
As bruxas usam ervas mais fortes para suas magias; 
As bruxas só voltam a viver depois da meia noite.

Halloween 

O Halloween é uma festa comemorada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, sendo mais representativa nos EUA, Levada pelos imigrantes irlandeses, chegados em metade do século XIX. 

História do dia das bruxas  

O povo Celta acreditava que no ultimo dia do verão, dia 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse do corpo dos vivos, e como proteção para assustá-los, colocavam nas casas caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã, foi condenada durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o dia de finados, 2 de novembro.

Símbolos e tradições

Por estar relacionada em sua origem com a morte, resgata elementos e figuras assustadoras. 
As crianças também participam desta festa. Com ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem batendo nas portas vizinhas, dizendo a frase " Doçuras ou travessuras". Felizes, terminam a noite desse dia com o saco cheio de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

Esta comemoração chegou até nós devido a grande influência da cultura americana. Os cursos de língua inglesa, também colaboraram para a propagação da festa em todo o território nacional, quando comemoram a data com os alunos, como uma forma de vivenciar a cultura norte americana. Muitos brasileiros defendem que a data não tem nada a ver com a nossa cultura. Argumentam que nós somos ricos em folclore e que deveríamos valorizá-lo e que esse deveria ser mais valorizado.
Foi criado em 2005 o dia do saci, em 31 de outubro. As festividades coincidem, ai fica a critério das crenças de cada um...                 
                                                   

Nenhum comentário: