Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crônica do Dia

Prosseguindo a semana de textos sobre moda, a aluna Stella Muehlbauer nos dá uma imensa e divertida contribuição com a sua pesquisa sobre o espartilho.

Moda antiga

Quando me foi solicitada uma crônica sobre moda, fiquei assustada pois não sou muito "ligada" ao assunto. E ainda mais moda antiga. Resolvi então fazer uma pesquisa e me surpreendi com o resultado.
Escolhi o espartilho, pois nos livros e filmes antigos, ele sempre aparece para tornar as senhoritas mais formosas e elegantes. Descobri que ele apareceu no século XV, mas que, já entre os séculos XIII e XIV, aparece como algo para amarrar o corpo e moldá-lo. As peças de roupa eram engomadas ou era empregado um material rígido que sustentava e tornava as formas do corpo mais perfeitas! 
Quando o espartilho apareceu, aí sim, tomou a forma que vemos nos filmes antigos e daí evoluiu para o colete e a cinta de hoje. 
Mas, o incrível disso tudo é que há, na internet, sites de compra e venda, onde podemos comprá-los vindos da França. São os espartilhos mais charmosos e sensuais. 
Existe até em Portugal, na cidade Vila Nova de Gaia, vizinha ao Porto, um centro comercial onde uma loja os vende de todos os tipos, formas, cores, tecidos rendados etc. Vejam só!
Com essa pesquisa, além de tornar-me mais culta, cheguei à conclusão que um problema que possuo seria resolvido, aparentemente: a cintura grossa. Quando jovem, o ideal era ter cintura fina, a célebre "cintura de pilão" e eu sempre sofri, pois pertencia ao grupo oposto.
Entretanto, com a minha idade atual, não pretendo apertar-me, ficar sem ar... 
Fica para a próxima encarnação...

Nenhum comentário: