Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Crônica do Dia

Com o mundo fervilhando de casos de homofobia, xenofobia, intolerância religiosa, racismo e violências de várias formas que surgem por uma espécie de incapacidade de conviver com o outro, resolvemos abordar esses temas na Oficina de Crônicas, à luz do ataque terrorista na Noruega, no mês passado, e do racismo, dentro do nosso próprio país. A aluna Stella Muehlbauer dá suas contribuições e visões para a compreensão da situação.

Preconceito

Infelizmente o preconceito existe, espalhado neste mundo a fora, e apresenta-se nas mais diferentes e diversas formas: religião, raça, opção sexual etc. Tudo que não aparece na forma usual, "quadrada", torna-se objeto de preconceito e gera a intolerância:
Católico x Protestante
Judeu x Palestino
Rico x Pobre
Heterossexual x Homossexual
E assim tudo é motivo para brigas, guerras, divergências e palavras ferinas.
Para mim, raça não existe. O que existe é o ser humano bom ou mau, caridoso ou cruel, sincero ou não.
Se formos procurar, sempre acharemos diferenças, e como seria bom que os homens se aceitassem e tivessem a capacidade de se transformar para poder haver proximidade entre todos!
Há um sentimento que gera todos esses problemas preconceituosos: o fanatismo.
Devemos procurar não ser fanáticos em nenhum dos segmentos de nossas vidas: seja no trabalho, no estudo, no lar, na religião, enfim, olhar sempre para o outro ser, tentando entender as diferenças.
O mundo seria melhor, os sentimentos seriam reais e viveríamos em paz, que é a lei mais universal que existe.
"Não façam aos outros aquilo que não quiserem que façam com vocês."

Nenhum comentário: