Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Crônica do Dia

Continuando hoje a semana de Preconceito/Intolerância, temos a crônica da aluna Ney Bretas Neves, que nos fala de muitas de suas esperanças com relação ao povo. REFLITAM!


Esperança é a última que morre


A minha volta procuro sempre observar as necessidades que andam lado a lado com meu cotidiano. Queria eu poder ajudar a cada um que estendesse a mão. Qual o que não tenho como fazer satisfatoriamente. Só posso falar que tudo está mal dividido, muitos com tanto, outros sem nada.
Observo as comunidades: Há creches e trabalhos comunitários, mas não atende devidamente a todos aqueles que precisam urgentemente de ajuda. Sabemos de trabalhos sérios que são sempre mostrados com crianças que praticam todo tipo de esporte, balé e música. Mas, isso é uma minoria. Existem muitas dessas que não tiveram oportunidade de ter amor e educação orientada, então se enveredaram para o vício, maternidade precoce ou para a marginalidade social.
As religiões também dão seu quinhão (Católica, Evangélica, Espírita e outras formas de ajudar), tentam alimentar (sopão), vestir (cobertor aos desabrigados, colocar em abrigos e dar orientação religiosa para todos não retornarem a vida anterior). Mas, não conseguem. Minha esperança é que todos tenham melhores oportunidades: Como trabalho, moradia, educação, saúde, paz, alegria. Como poderemos ter as necessidades mais obrigatórias para o ser humano viver dignamente? Se nossos governantes não olham verdadeiramente para a situação atual do estado do nosso país. Estão na luta do poder, desmoralizando uns aos outros, querendo tirar mais vantagens do que o outro. Sempre conseguem verbas para executar os benefícios esperados, saúde, educação, etc..., mas em vez disso, desviam, usam para eles próprios. Também desviados para outras pessoas, por exemplo, receber pensões de pessoas falecidas, bolsa família e mais inúmeras falcatruas. 
Existem serviços de atendimento bem direcionados para atender às comunidades, Clínica da Família, UPAS, UPPs. Com instalações bem adequadas, mas com falta de profissionais e os atendimentos precários, como mostram os noticiários. 
A esperança é a última que morre. Frase que dizemos, e esperamos que um dia seja verdade. 
Espero ter me expressado de forma que compreendam como me sinto. Queria poder fazer e não falar tudo que tenho foi com muita luta, mas sei que muitos, nem a oportunidade de lutar tem. Espero em Deus que um dia mesmo que não veja, possam aqueles com fé e esperança conseguir galgar moradia, educação, saúde, fatores primordiais para o desenvolvimento humano.

Ney Bretas Neves                                                                      

Nenhum comentário: