Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Crônica do dia

Em mais um dia de postagens, temos hoje o texto da Aluna Maria Lúcia, que nos conta muitas histórias do jogo dos poderosos por mais poder, chegando até a passar por cima dos interesses pessoais de cada um. DIVIRTAM-SE!   

Os Poderosos   

Em 1819 nasce no Brasil uma princesa de nome simplório: Maria da Gloria Carlota Leopoldina da Cruz Franciscana Xavier de Paula Isidora Micaela Rafaela Gonzaga - Princesa da Beira do Grão Pará, filha do Imperador Dom Pedro I e da Arquiduquesa da Áustria, D. Leopoldina.
Desde cedo, aos 7 anos, entra no jogo dos poderosos da política, quando Dom Pedro I nega-se a voltar a Portugal e a faz casar-se com seu tio, Dom Miguel por procuração este, nomeado regente, assume o trono de Portugal. Maria vai estudar na Europa, Paris e Londres, e aos 15 anos vai para Portugal, que encontrava-se em guerra civil, anula o casamento e se faz rainha. Precisava, necessitava de herdeiros para que no futuro, herdassem o trono.  
Casa-se com o irmão de sua madrasta, mas este a deixa 2 meses depois, viúva. Mas e os herdeiros? O jogo dos poderosos depois de negociações aponta para Fernando, sobrinho do Rei da Bélgica, nascido na Áustria. Este casamento é realizado 3 meses após a viuvez, é jogo rápido.
Ela gostou do Fernando, apesar de do coração preferir um fidalgo francês; tiveram 12 filhos.
Na biografia consta que era chamada de tirana, mas era querida pelos portugueses, que usava roupas sujas, mas cuidava bem dos filhos e administrava o governo junto com o marido de forma admirável. Ficou no poder 19 anos, morreu de parto aos 34 anos.               

Maria Lucia                       

Nenhum comentário: