Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crônica do dia

Pensando sobre a correção das crônicas dos alunos da UnATI, um tema muito polêmico veio à tona: a norma "culta". Muitas vezes ficamos paralisados, não conseguindo escrever o que pensamos, pois aparecem dúvidas de regras gramaticais... Muitas vezes temos atitudes preconceituosas com as pessoas por elas não falarem "corretamente", segundo aquelas mesmas regras gramaticais... Para refletimos sobre essas questões e outras que puderem aparecer, leiamos a crônica do jornalista Sérgio Rodrigues e pensemos no assunto.

Coitada da Norma, tão culta...

– E a Norma, hein?
– O que é que tem?
– Você não soube? Anda mal falada.
– A Norma? Depois de velha? Mas ela é tão culta!
– Pois é. E com aquela pose toda, a mania de ditar regrinhas de bom comportamento, de corrigir todo mundo…
– Mas o que foi que aconteceu?
– Ora, o que aconteceu é que caiu a máscara da madame, né? Descobriram finalmente como ela é autoritária, elitista e preconceituosa. E pior, arbitrária, totalmente desconectada da realidade.
– Puxa, eu sempre achei a Norma tão correta…
– Correta demais, aí é que está. Era para desconfiar, acho que demorou. Parece que até aqueles amigos que ela se orgulhava de ter no ministério andam virando a cara para ela.
– Ah, coitada. Eu sinto pena.
– Pois eu acho ótimo. Nunca fiquei à vontade na presença da dona, sabia? Muitas vezes aconteceu de eu ter alguma coisa importante para falar e ficar com medo. Preferia nem abrir a boca.
– Isso é verdade, a Norma sempre foi difícil.
– Tá vendo? Nem você, que é meio puxa-saco, está disposto a defender a megera!
– Estou sim, defendo sim. E você? Fica aí esculachando mas até que está se expressando direitinho, do jeito que ela gosta.
– Eu?
– Você.
– Ah, você não viu nada, meu amigo. A gente vamos barbarizar!
(http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/cronica/coitada-da-norma-tao-culta/, acesso em 13 setembro 2011)

Nenhum comentário: