Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Continuando mais um dia de postagens, temos hoje o texto da aluna Stella sobre a família e todos os seus casos quando se encontram. DIVIRTAM-SE!    

Família

Como é bom ter família e, ao mesmo tempo, como são difíceis os relacionamentos familiares.
Quando se tem um amigo, geralmente, ele foi escolhido pela afinidade, em algum setor da vida, seja estudo, trabalho etc. Família, porém, não se escolhe, mas tem-se a certeza de poder contar com ela em alguma dificuldade. Os amigos também.
Existem as velhas e conhecidas rixas: sogra x nora; cunhado x cunhada; irmão x irmã - todas, motivo de anedotas! E por aí vai...
Clarice Lispector soube magistralmente discorrer sobre os problemas familiares nesse seu conto "Feliz Aniversário", do livro "Laços de Família".
Abordou diversos tópicos, mas o principal deles foi o conflito de gerações. É interessante como os mais novos tratam os mais idosos como se eles fossem surdos, não ouvissem e nem entendessem nada.
Certamente, o velho ditado diz: "o velho volta a ser criança".
Numa reunião de aniversário, são as crianças, autênticas, correndo de lá para cá, as mulheres trocando farpas e falando de moda, fofocando e, os homens, isolando-se como se estivessem numa arquibancada de estádio, falando de seus esportes favoritos. E haja cerveja!... Alguns não bebem, mas a razão é, certamente, a Lei Seca!
Na hora da saída, despedem-se todos, muitos com lágrimas nos olhos (fingidas? não sei) e os donos da casa ficam para limpar tudo, inclusive, procurar mais improváveis cantos, aquela empada que o neto "capeta" colocou enfiada no assento de uma poltrona.
E viva a família! Que viva com união, amor, alegria e que sempre pense no dia em que chegará à idade do vovô ou da vovó. Se não chegar, é porque já se foi cedo para o outro Reino...
E viva a família!

Stella Maria      

Nenhum comentário: