Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crônica do dia

Hoje a crônica da aluna Stella nos mostra algumas igrejas com um estilo não muito comum e uma personagem com um gosto também muito esquisito. Boa leitura!

Humor macabro

Estava Laura passeando pela Europa, precisamente em Roma e deveria, para regularização de seu passaporte, ir à Embaixada dos Estados Unidos, que se situava na famosa Via Veneto!
Depois que resolveu tudo, decidiu passear pela avenida mais famosa de Roma. Tomou um café e sentiu-se toda orgulhosa ao fazê-lo, pois, à sua volta, via caras de celebridades conhecidas e sorria para que elas lhe sorrissem também. Que honra! Até parecia que ela era uma brasileira famosa.
Andou, andou e deparou-se com uma igreja linda (soube depois que era a de Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos). Entrou, rezou e viu uma seta indicando uma porta que ia para a cripta subterrânea. Qual não foi a sua surpresa quando viu uma linda capela toda enfeitada! Chegando mais perto, viu que os enfeites eram ossos (especialmente crânios). Soube então que eram ossos de freiras, ali colocados entre 1500 e 1870, numa arquitetura barroca e rococó.
Quando saiu, reparou que havia três esqueletos completos no portão de entrada. Conversando com um padre, soube que essa capela servira de inspiração para uma das obras do Marquês de Sade (e não era para menos...).
O frei disse-lhe também que esta não era a única capela desse estilo no mundo. Existe uma em Milão (igreja de São Bernardino alle Ossa), outra em Kutna Hora, cidade tcheca (com ossos de 70000 pessoas leigas), outra na Polônia (com ossos de combatentes mortos em guerras desde 1176), outra em Évora, Portugal, e ainda outra na América do Sul (mosteiro de São Francisco, em Lima, Peru).
Se vocês conhecerem alguma igreja nesse estilo macabro aqui no Brasil, por favor, avisem Laura, que, depois da viagem à Europa, ficou interessadíssima no assunto e deseja muito visitar algo semelhante aqui neste nosso Brasil.
Com a ditadura e os atuais traficantes, é possível que ela possa realizar o seu desejo macabro!...

Nenhum comentário: