Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Crônica do dia

Um comentário (uma análise) irreverente e muito engraçado sobre a crônica de Fernando Sabino, "O homem nu", feito pela aluna  (vó) Cacilda. Boa leitura!


Comentário sobre a crônica "O homem nu"

A culpa dessa história foi, com toda certeza, da mulher dele, que, não gostando das soluções que o marido resolvia para fugir da sua falta de responsabilidade, por não ter o dinheiro ou por ser um mau pagador, já não estava aguentando a situação de cúmplice dos embustes do marido.
Vendo que ele se preparava para o banho, despindo-se ela, para pirraçá-lo, entrou no banheiro primeiro, sem pressa nenhuma de terminar seu banho, só para contrariá-lo também.
Quando ele saiu para apanhar o pão e a porta bateu, deixando-o do lado de fora, ele chamou pelo nome da mulher batendo na porta do seu apartamento.
É claro que ela ouviu. Se chamava pelo seu nome, não seria o cobrador da TV; não abriu porque não quis, fazendo pirraça para contraria o marido (pois pirracenta é uma característica da mulher, quando é contrariada).
Finalmente sua mulher abriu a porta e ele entrou.
Imaginem o susto que levou quando bateram à porta, pensou logo que fosse a polícia, lembrando da velhinha que o vira nu, teria ligado denunciando que ele estava pelado nos corredores do prédio.
Não era. Era o cobrador da TV, de quem se escondia, criando toda essa situação de vexames por que passou.
Atendeu-o, se desculpando por não ter o dinheiro no momento.
Se eu fosse a vítima, também processaria o engenheiro do prédio, que projetou seu apartamento com um só banheiro. Com toda certeza é solteiro, não tem uma mulher pirracenta como aquela, para criticá-lo em tudo que faz de errado.

Nenhum comentário: