Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crônica do dia


Hoje, dialogando com o texto "A verdade" de Luis Fernando Verissimo, a aluna Honorina escreveu esta interessante fábula. Boa leitura!

O lápis e o papel

Um dia o papel disse para o lápis:
-Lápis você não está com nada, eu sou mais importante que  você, querendo esnobar.
O lápis respondeu,
-Ah! Eu sou tão importante quanto você, estamos sempre em  qualquer lugar do mundo .
Somos feitos  de madeira, só que a minha importância é maior, pois sem meu grafite não há escrita.O grafite é minha alma, pensa em tudo para ser escrito.
-Eu sou colorido, bonito, quanto a você,está sempre sendo cortado pelo apontador até chegar onde não se consegue segurar;ainda emendam com um pedacinho de madeira,para tentar escrever.
-Aí é que você se engana, vou mostrar o meu valor, além dos que já te falei. Você sabia que na escola, quando eu meço mais ou menos 6 centímetros  vou para a cesta do lixo, pois bem, eu e meus irmãos somos recolhidos por uma criatura, às vezes estamos  sujos. Por estarmos misturados com outros objetos, somos lavados e guardados com muito carinho, pois nem sempre essa pessoa tem lápis para escrever, então recorre a sua caixinha  de cotocos, onde somos guardados. Eu na minha simplicidade, guiado pela mão de quem  me usa, escrevo coisas bonitas do amor, poesia, filosofia, sátiras e humor... Espero ser sempre útil a outrem, no sentido de engrandecer a humanidade.
O papel refletiu:
-É verdade, unidos faremos muito, cada um na sua parte .
- Eu também tenho o meu valor, as pessoas pobres usam-me como caderno pela metade vou para colégios que vivem de doações.
-Aí damos as mãos e fazemos muita gente feliz aprender a ler e escrever. Pode até ser um escritor,um poeta, um cientista, etc.  Já pensou? Talvez sejamos do mesmo lugar e pertençamos à mesma pessoa, quem sabe?... - disse  o lápis.
-Ah, com  certeza ,disse o papel...
-Sabe, eu também sou de doação, disse o lápis, às vezes não dão valor a pequenos objetos, nem olham pra gente, nos veem como lixo mesmo, até botam fogo...
O papel e o lápis deram uma lição de vida , mostrando seus valores.

Moral da história :
A união faz a força.

Nenhum comentário: