Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Crônica do dia

Temos a visão da aluna Stella - uma crônica, como diz no próprio texto, resumida, apresentando seu ponto de vista sobre não somente as imagens ou as palavras, mas também sobre os sons que ouvimos; além de apresentar de modo breve o estilo de alguns colegas da Oficina de Crônicas.  

Imagens nas nossas vidas

Cada imagem que vemos, cada palavra que lemos, cada som que ouvimos, quem me garante que seja o mesmo ouvido, lido ou visto pelas outras pessoas?
Assim, ao ler um soneto, ou um livro, dou a minha interpretação que, certamente, será influenciada pela minha experiência de vida. Quando adolescente, li o livro O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz; reli agora e, para mim, a mensagem que me foi passada aos 15 anos foi totalmente diferente da atual. Para isso influíram minhas experiências e também a mudança da moralidade que se contrapõe à daquela época, década dos anos cinquenta. Pude, lendo aos 70 anos, quase oitenta, interpretar de maneira totalmente diferente da presente no século XX.
Quanto aos sons, eu os ouço atualmente somados às pessoas e aos ambientes nos quais eu me encontrava quando os escutava pela primeira vez. Por exemplo: Strangers in the night, música cantada por Frank Sinatra, nos anos setenta, quando eu a escuto agora, vem-me à lembrança o cantor ainda jovem, vivo e também as pessoas que estavam ao meu redor, naquele momento. É claro que para outras pessoas, com experiências diversas das minhas, o som será diferente!
Cada ser humano dá a sua interpretação aos livros que lê, aos filmes que vê e às músicas que ouve. Nossas interpretações serão diferentes das do cego, do surdo-mudo e de qualquer outro ser humano, seja até seu irmão gêmeo.
Se Vinicius de Moraes escreveu milhares de sonetos e letras de música, certamente ele colocou neles sua vida diplomática, amores (teve 9 esposas...), e todas as vivências que foram influindo sua vida.
Conosco também isso acontece e a prova é que, ao termos um tema para fazer uma crônica, cada um escreve com um enfoque diferente. Aparecem, portanto:
1- Minha crônica objetiva e resumida;
2- A poesia de Honorina;
3- Os intergaláticos escritos do Samuel;
4- As correspondências e "causos" do Homero;
5- Os casos familiares da Ney;
6- E assim por diante.........

Nenhum comentário: