Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Crônica do dia


Texto da aluna Stella Muehlbauer, sobre a problemática da definição de uma identidade brasileira.


Identidade Brasileira

É difícil descrever e opinar sobre a identidade brasileira pois as influências são inúmeras e variadas.
Primeiro o índio selvagem (será selvagem?...), com seu primitivismo, sua simplicidade, sua limpeza, sua inocência e sua lógica natural. Foi o elemento que mais nos ligou à natureza e até hoje podemos vê-lo “civilizado”, mas conservando seu orgulho por todas as coisas que faz, produz e pelos exemplos que se nos apresentam.
Depois aparece o europeu, sofisticado para a época, e sempre querendo nos mostrar sua supremacia. Primeiro os portugueses, depois os holandeses, os franceses e todos os outros imigrantes que para aqui vieram em busca de oportunidades e de riqueza, a tal ponto que a ganância os fez tirar ouro, diamantes e variadas pedras preciosas e produtos como açúcar, café, etc.
Nesse meio tempo aparece o negro, aviltado por humilhações e sugado nas suas forças físicas.
Completando aparece o elemento asiático que, com seus mistérios, conseguiu com que a miscigenação brasileira ficasse “uma colcha de retalhos” e resultando no que somos hoje: povo orgulhoso do seu samba, do seu futebol, do seu “em desenvolvimento”, mas também violento, amoroso, corrupto e honesto e, principalmente, hospitaleiro. Sabemos receber bem os estrangeiros, sabemos produzir cientistas, médicos, professores, pesquisadores e sabemos, mais do que tudo, criar ídolos e ser o povo mais eclético, ufanista e orgulhoso desse nosso Brasil!

Nenhum comentário: