Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Crônica do Dia + Oficina de Rádio

Semana que vem gravaremos o programa de rádio sobre as Olimpíadas de 2016 que, como todos já devem saber, ocorrerão aqui no Rio de Janeiro. Na nossa última da Oficina de Rádio discutimos o assunto ainda sem saber o resultado. Levamos um texto de Fernando Alberto Couto, retirado do site Recanto das Letras de título "Olimpíadas", composto por pontos negativos em relação à candidatura do Rio. Então a Vandinha, que é aluna tanto da Oficina de Rádio quanto da de Crônicas (autora da primeira crônica postada aqui no blog), nos veio ontem com um texto resposta. Nele ela contrapôs algumas idéias, mantendo um tom crítico construtivo, pensando nas coisas boas e ruins da candidatura.

E é esse texto, então, que estará aqui hoje como a Crônica do Dia.

Rio 2016


Que bom!
Ver o povão pular e gritar de alegria. E cantar: "Ah, sou carioca, com muito orgulho, com muito amooor!"
Sim, somos cento e oitenta milhões de cariocas no Brasil, fora os sulamericanos radicados no Rio de Janeiro.
Apesar dos pessimistas, dos indignados, dos descrentes, daqueles que vêem e sabem que existem outros interesses por trás de evento de tal magnitude, é muito bom assistir a alegria genuína do povo tão sedento de coisas boas e cheio de esperança.
Agora chegou a hora de muito trabalho, começando pela cobrança a essas autoridades que souberam tão bem vender a imagem de nossa Cidade Maravilhosa e a importância para o nosso continente para sediar essa Olimpíada.
Está na hora de, mais do que nunca, investir em educação e saúde. Educar as nossas crianças desde a mais tenra idade, não apenas nas letras e nos números mas também nas artes e nos esportes. Crescerem fortes e com saúde, chegando à juventude com a autoestima alta e preparados para a luta da vida, com respeito e ética.
É preciso que este exemplo venha do alto, aqui e agora, cumprindo tudo o que foi proposto durante esta campanha e se possível fazer não apenas o melhor, mas o melhor do melhor deixando um legado que abra as portas para um futuro de "nós conseguimos", e vamos conseguir.
Muito vai ser falado e documentado no decorrer destes sete anos. Muitas obras, muitos empregos, muito desenvolvimento, muitos investimentos. Muito sangue, suor e lágrimas, porque nem tudo é cor de rosa, nem verde e amarelo, como até as gravatas dos homens de nossa delegação.
Não podemos permitir que esse povo seja traído, vamos todos ficar atentos.
A hora é essa.
Temos que mostrar ao mundo que somos um povo de grande potencial, que vale a pena apostar, investir em cada um e em todos nós.
Que cada um que hoje chegou as lágrimas diante de tanta emoção, que revelaram que também tem um coração amoroso, cheguem ao final do Rio 2016 mais emocionados ainda pelo dever cumprido.
Que assim seja.


Vandinha.

Nenhum comentário: