Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Crônica do dia


Hoje temos o texto da aluna Yara interpretando a leitura do item IV do Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira. Boa leitura!

É, antes de mais nada, uma crítica construtiva sobre a posição dos pregadores da igreja daquele momento.
O pregador deve ser convincente de tal forma que venha a modificar as atitudes de quem o ouve, mas sempre com o fim de elevação do ser. Precisa, no mínimo, provocar em quem ouve a vontade de buscar a modificação necessária para seu crescimento ético.
O pregador, antes de tudo, deve ter em mente que a palavra por si não garante alcançar o fim desejado junto aos seus seguidores.
Todo o discurso, principalmente de cunho religioso, deve ser fundamentado no exemplo positivo de vida. A palavra de um pregador precisa vir acompanhada da ação. Deve ter uma linguagem clara e envolvente, sempre acompanhada do exemplo de vida edificante para que não só seja ouvida, mas também absorvida pelas almas que o seguirão. 

Uma frase que destaco do texto que, para mim, sucintamente Padre Viana, com muita propriedade, cita: "a definição do pregador é a vida e o exemplo", encerra todo o pensamento de como deve ser um pregador. Inclusive esta definição do Padre Vieira se aplica a qualquer pessoa que se situe na vida doméstica, profissional, etc.
Existe um conceito popular que diz: "quem não vive para servir não serve para viver." Se bem analisada, nos leva a simplificar a visão do Padre Antônio Vieira em seu sermão.

Na atualidade, temos um pregador que se enquadra nos padrões que Padre Vieira idealizava. O novo Papa Francisco, representante máximo da fé católica apostólica romana, é um exemplo significativo do pregador detentor de conhecimentos, atitudes e palavras.
No entanto, o oposto também existe quando indivíduos se dizendo pregadores de alguma corrente religiosa emporcalham-na, desvirtuando pessoas a conceitos errôneos de valores morais, se dizendo pregadores da fé cristã.
Para estes últimos nem com milagres do grande Antônio Vieira, só cadeia.

Nenhum comentário: