Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crônica do dia

Hoje abrimos a semana com a crônica da aluna Stella, em que nos relata um caso interessante sobre vizinhos.

Política da boa vizinhança

Quando me foi solicitado falar sobre esse assunto, confesso que, como sempre, fiquei "bloqueada", mas, aos poucos, lembrei de Maria, uma amiga minha, que mora sozinha num apartamento pequeno, em Copacabana. Vizinha ao seu, vive dona Beatriz, que é um pouco mais velha que Maria. Elas não são propriamente amigas, mas, quando o marido de d. Beatriz faleceu, Maria fez questão de ir à missa de sétimo dia. Sabe como é, política da boa vizinhança...
Eram gentis uma com a outra; nada mais que isso!
O tempo passou, a terceira idade chegou e, com ela, chegaram os seus característicos males. Um deles fez a diplomacia, conquistada ao longo dos anos, ir quase para o "fundo do poço"...
D. Beatriz começou a ficar meio surda e, como adorava escutar TV de 7 da manhã até meia-noite e passava o dia em casa, os vizinhos, aos poucos, foram obrigados também a escutar Faustão, Raul Gil, Sílvio Santos, Gugu, etc., que, diga-se de passagem, não eram os preferidos de Maria.
Para os vizinhos que gostavam era bom, pois economizavam eletricidade! Mas Maria, que ainda trabalhava, tinha que ficar vendo TV até meia-noite, e às vezes mais e, no dia seguinte, acordava cedíssimo, pois tinha que estar no seu local de trabalho às 7h da manhã.
Intimidade não possuía com d. Beatriz para pedir-lhe que abaixasse o som! Falar com o síndico, nem pensar, pois era capaz de o próprio pedir que ela usasse aparelho de surdez... Ainda mais, depois de um dia a vizinha ter salvo a vida de Maria, num caso ocorrido de princípio de incêndio e depois de saber dos maus-tratos sofridos por d. Beatriz com o marido falecido já. A filha só aparecia na casa da mãe para berrar e xingá-la, e d. Beatriz não era infeliz, era infelicíssima!
Maria, com seu bom coração, seu espírito caridoso, até hoje continua a assistir a todos os programas de que não gosta e escutará até o fim dos tempo ou até quando Deus quiser!!

Nenhum comentário: