Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crônica do Dia

O aluno Samuel Kauffmann se propôs a fazer alguns haicais, mas parece que ou ele tirou a poesia do prumo ou a poesia o tirou do prumo, não dá pra saber direito. Leiamos o resultado.

Poemas do Sol Nascente - à brasileira

Além das nuvens cinza
O Sol surgiu no horizonte
Já iluminou longínquas praias.

Dissipando o nevoeiro
O doador da vida veio
Aquece nossos corpos.

Abrem-se rosas no jardim
Os beija-flores vêm sugá-las
Inebriados pelos perfumes.

Envolvidos na beleza
Os enamorados encantados
Beijam-se ternamente.

O inverno passou
A solidão se foi
Transbordou amores.

Crianças riem
Pássaros cantam
Alegrias sonoras afastam tristezas.

Brincadeiras permitidas
Infantes e idosos rolam na grama
Festejando a primavera.

Aconchegado ao seio
O bebê suga o prazer da mãe
Nutrido de amor.

O raio de luz veio e entrou na sala
Lentamente reviveu as sombras
Vagarosamente com elas dançou.

Olhei e vi o neném e o cão
Brincando como irmãos
Alegria mais original
Nunca vislumbrei
Numa única emoção.

É final de semana e o coração palpitante
Transbordando de amor exclama
Afastem-se iníquos pensamentos.

As bailarinas acenaram para mim
Chamando ao tablado a subir
Com elas bailei em graciosos gestos
Na platéia sentado a me descobrir
Sonhando com os olhos abertos.

Com teus olhos verdes de gata me seduziste
Teus lábios com sabor de mel eu desejei beijar
Em teus seios a minha face repousar
Teu corpo cálido junto ao meu abraçar
Como uma só alma em êxtases unidos
Retribuo teus anseios almejados.

Ele veio do frio com a pele azulada
Roupas coloridas e colares de flores
E coroa com o olho do pavão
Tocando sua flauta e aves e cordeiros
Alegremente o acompanham
Transmutou o corpo radiosamente
Aquecendo a todos nós calorosamente.

Repouso minhas mãos no peito
E converso com meu coração
Faça da minha mente e de minhas mãos
Instrumentos de tua manifestação
Porém de levar-me contigo não te esqueças
Ao vôo mais alto que possas alcançar
A cavaleiro de todas as visões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente eu saí do prumo do Haicai,que é difícil de se manter ao expor ao que nos surge na mente, naquele momento de exclusiva inspiração, como uma oportunidade única a se aproveitar.