Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crônica do Dia

Para encerrarmos nossa semana, temos hoje o texto da aluna Honorina que trata de um assunto muito debatido por todos e que cada vez mais tem estado presente em vários ambientes. REFLITAM!   

O Bullying escolar

Eu vejo como uma epidemia psicossocial e pode ter consequências graves. Às vezes um simples apelido inofensivo pode afetar emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa. As crianças e os adolescentes que sofrem humilhações racistas e difamatórias podem ter queda no rendimento escolar, aumentando o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços de personalidade. As vítimas ficam isoladas e reclamam de alguma dor física, justamente na hora de ir para a escola. 
O bullying sempre existiu. Quando éramos crianças lá no interior, nós sofremos o bullying, só que naquele tempo não conhecíamos o seu significado. Aconteceu quando ficamos de luto pela morte da mamãe. Fomos chamados de urubus, que me lembro, foi a única vez que aconteceu. 
Agora com a internet e a televisão, os apelidos pejorativos foram tomando várias proporções, e que às vezes geram consequências trágicas, como morte e suicídio, e a falta de impunidade fez com que o tema fosse tratado de forma séria. Muitas vezes a depressão, baixa estima, ansiedade, abandono aos estudos  são as características mais usuais das vítimas, ou seja, o bullying é na prática uma exclusão social, e costumam ser as vítimas pessoas retraídas ou inseguras, pois se sentem desamparadas e com dificuldades de aceitação. E as agressões podem ser de aspectos culturais, étnicos e religiosos. Se elas não forem trabalhadas psicologicamente tanto no agressor como na vítima, isso vira um desastre; todos precisam de ajuda, paar no futuro,  não tomarem atitudes violentas, tornando-se delinquentes e criminosos. Eles precisam de muita compreensão e ajuda de todos nós.                                                    

Nenhum comentário: